segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FHC, O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS

Indiscutivelmente, no caso da corrupção na PETROBRAS, os maiores bandidos foram os agentes públicos que elaboraram o esquema, a começar pelo FHC, e que deram margem à criação do clube das empreiteiras.

É preciso sim moralizar a estatal, e punir os donos de empreiteiras, mas estes não podem ser considerados os vilões. Vilão é o agente público que abre a oportunidade para o desmantelo.

É realmente muito sério isso: Como as empreiteiras podem ser chamadas de corruptoras, se de fato apenas adentraram as brechas abertas pelos diretores da empresa, esses sim mancomunados em uma máfia que roubava os cofres públicos?

Se os agentes públicos agissem com moralidade, nada disso teria ocorrido.

É como querer atribuir grave responsabilidade ao ladrão, tendo deixado o cofre aberto, mostrando vários maços de dinheiro.

Considero o apedrejamento dos donos de empreiteiras uma distorção, pois não se pode ponderar que aquele que se vê diante de uma oportunidade milionária venha sempre a dizer "não". Isso realmente não condiz com a realidade.

Gostaria muito de ver pessoas que hoje criticam os empreiteiros se verem diante dessa decisão de obter um lucro exorbitante, bastando para isso oferecer uma "pequena contribuição", relativamente falando.

A corrupção, neste caso, teve início com os diretores da estatal. E devemos pensar de acordo com aquele ditado: a oportunidade faz o ladrão. O que precisa ser feito é criar critérios mais sólidos de combate.

FHC não deveria ter extinto a comissão de combate à corrupção criada por Itamar. E também não deveria ter afrouxado as regras licitatórias. Essa foi a grande ação nefasta.

Quem é mais culpado no caso, quem deixa o cofre publicamente aberto, ou quem mete a mão? E pior ainda se o cofre é aberto por quem era o responsável e o dinheiro é oferecido objetivamente a alguém, em troca de silêncio. Não se pode forçar a natureza humana. Além do que, essa distorção é fruto da sociedade capitalista que endeusa o dinheiro, e assim, a maioria se vê tentada a aceitar o máximo de oportunidades de obtê-lo.



Quem deveria ir para as grades primeiro era o FHC, o maior ladrão da história do Brasil.

FHC EXTINGUIU COMISSÃO DE COMBATE À CORRUPÇÃO - FOLHA DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2308200012.htm

FHC AFROUXOU CONTROLES DA PETROBRÁS - BRASIL 247

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/161083/Lei-de-FHC-afrouxou-controles-da-Petrobras.htm