domingo, 14 de dezembro de 2014

UM POUCO MAIS SOBRE A CORRUPÇÃO

A corrupção no Brasil tem se tornado, nos últimos tempos, um tema fervilhante, que assoma ao conhecimento da população em várias frentes, devido à atitude do governo, no sentido de incentivar as investigações em todas as áreas em que se mexe com o dinheiro público.

É muito bom que isto esteja acontecendo, e a sociedade civil deve se alegrar com essa novidade, e participar ativamente nesse processo de limpeza ética.

O que também torna isto muito interessante é que essa atitude vem se tornando sólida justamene em pleno governo do PT, que vinha sendo demonizado e perseguido por vários setores como a mídia, o STF e a oposição de modo geral. Vinha se tornando assunto preferido em bocas de pessoas pouco afeitas à leitura e reflexão.

A caça à corrupção põe a descoberto o modus operandi desonesto de grande parte dos representantes da elite nacional em todos os setores da sociedade.
Está sendo encontrada muita corrupção em prefeituras, câmaras de vereadores, assembléias legislativas, no congresso, confederações desportivas, empresas estatais e tudo isto faz um link com empresas privadas no sentido de serem participantes de transações ilícitas que envolvem superfaturamento, desvio de dinheiro público, etc, etc, etc...

Então o que há de bom, e o que torna isto motivo para comemorar? É que esta prática terá a longo prazo o benefício de coibir, amedrontar, desestimular ações ilícitas no setor público-privado.

Agora os petistas podem sorrir e se aquietar por saber que afinal, o mal da corrupção não é cria do partido, mas uma doença nacional que motiva ações dessa natureza em grande parte do povo brasileiro.

Afinal, quem não se vê tentado a instalar uma gatonet, fazer uma gambiarra, um macaco ou um jacaré? Quem nunca se viu tentado a colar numa prova, ou ficar calado diante de um troco errado? A desonestidade é tão presente na república Brasil que o nosso país é um dos que possui mais cartórios por metro quadrado em todo o mundo.

Sendo assim, que os desonestos não se arvorem em honestos, ou pelo menos aprendam a respeitar os honestos. Mas respeito é algo que não se pode esperar de quem age com desonestidade.

De qualquer forma está na hora de dar um basta. Foi preciso que uma presidente íntegra, de mãos limpas, viesse com toda a vontade política necessária para dar mais verbas à polícia, garantindo investigações que hoje são escancaradas na mídia, que ainda assim tenta distorcer os fatos.

A verdade é que Dilma está, junto com a Polícia Federal, fazendo uma verdadeira devassa nas instituições brasileiras, combatendo o desmatamento, por exemplo, com muito mais empenho... A corrupção relacionada com verbas de publicidade para equipes desportivas... Atingindo em cheio as empreiteiras... Pela primeira vez na história deste país se vê os presidentes e diretores de empreiteiras sendo algemados e encarcerados por investigações que se relacionam a desonestidade com a coisa pública.

Mas para enriquecer a reflexão eis aqui algumas palavras do filósofo Xanxa Albuquerque, chegado a Recife de seu voluntário exílio em meio à rica natureza de Caeté Açu na Bahia: