quinta-feira, 16 de julho de 2015

PARA VER O BRASIL VENCER A INTOLERÂNCIA

Nós, que queremos ver o Brasil avançar para longe da intolerância e do preconceito, ficamos muito apreensivos ao ver a proliferação do discurso de ódio, seja ele a um partido, uma classe social, uma raça, uma crença, um gênero ou opção sexual.

Queremos ver a prosperidade em todos os aspectos positivos, que tragam mais qualidade de vida, mais harmonia e respeito, e nos sentimos amedrontados, ou frustrados ao ver que neste país há tanto espaço para vozes que tentam desmoralizar um esforço pela construção de um país mais justo e com valorização das instituições democráticas.

Há uma preocupação que cresce nas pessoas que valorizam o diálogo com maturidade, o temor de que as forças reacionárias possam subjugar de vez todos os esforços pela construção de um país mais democrático, no sentido de dar voz a quem precisa de voz para vencer a injustiça e a desigualdade. No sentido de dar mais oportunidade para o desenvolvimento humano, o racionalismo transformador da sociedade para o bem de todos.

Por isto nos assustamos com a escalada golpista, com o oportunismo dos derrotados nas urnas, com as armações da mídia manipuladora, sempre querendo impor seu projeto mercantilista, que coloca o capital acima da função do Estado, de atender às necessidades reais dos seres humanos.

Mas ao que parece, toda essa cortina de fumaça será varrida aos poucos. Os derrotados, os golpistas, os manipuladores, não podem aplacar a sede de progresso social que foi plantada na consciência dos brasileiros, até porque eles não têm um projeto que valoriza a integridade da pessoa humana. 

E pouco a pouco a noção do que é justo e válido deverá ser fortalecida pela compreensão das escolhas que se faz e o resultado disto em ações que intensifiquem as agendas humanistas e não o que ao bem comum possa trazer qualquer tipo de ameaça.