segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O QUE É BOLIVARIANISMO?

“Os bons costumes, e não a força, são as colunas das leis; e o exercício da justiça é o exercício da liberdade.” 

Disse Simon Bolívar, valoroso libertador da Latino América.

Recentemente um togado brasileiro, não reconhecido por seu brilhantismo ou por sua nobreza de caráter, afirmou:

"O STF não pode se converter numa corte bolivariana",  Gilmar Mendes.

Ultimamente tem-se utilizado a expressão "bolivariano" como algo pejorativo. Mas qual vem mesmo a ser o significado dessa palavra?
A expressão refere-se, essencialmente, ao legado de Simon Bolívar, grande defensor do desenvolvimento social através da educação, e da unificação dos países da América do Sul, em torno de um objetivo comum de prosperidade e combate às interferências de grandes potências, sobre os destinos das nações do continente.
O que haveria de mal nisso? Qual a razão de alguns doutrinados da extrema direita se oporem a essa perspectiva? Seria por serem simpatizantes do histórico domínio estadunidense sobre os povos latino americanos? Por que seria tal expressão dita de forma preconceituosa, por prepostos da grande máquina de controle dos E.U.A? É sabido que o corporativismo Yankee não vê com bons olhos o desenvolvimento econômico e social dos países do eixo sul, pois temem a concorrência, e a perda de supremacia sobre os países latinos, habituados que estão a considerá-los o seu quintal.
O preconceito deve-se em parte a uma propaganda enganosa sobre a Venezuela onde se diz estar em formação uma ditadura de esquerda, porém vemos que a Venezuela é tão democrática quanto o Brasil, no processo de escolha dos seus representantes.
Mas é necessário manter uma visão clara, um discernimento maior sobre os fatos.
Uma grande parcela da população brasileira, como também na Venezuela, é manipulável pela contra-informação dos orgãos de espionagem e engenharia política dos E.U.A, que atuam disfarçadamente sob a fachada da mídia, de ONG's e outros agrupamentos secretos.
Por favor não vejam isto como conspiracionismo, pois a espionagem já foi desmascarada, e portanto a estratégia intervencionista dos Estados Unidos não nos engana, sobretudo sabendo-se que já o fizeram antes, com o apoio ao golpe militar de 1964.
É portanto um dever de estado esclarecer o máximo de pessoas possível que, esses que escarram a palavra "bolivariano", para desmerecer o esforço pela justiça social, servem a interesses que só seriam vantajosos para os corruptos e os magnatas da máquina capitalista devoradora de nações.
Os gananciosos que detêm o poder financeiro, não querem que a estrutura social seja modificada. Não querem que haja diminuição da pobreza, ou qualquer processo de superação da desigualdade social. Não querem oportunidades para todos, pois isto lhes obriga a dividir fatias maiores do bolo da riqueza global.
Por isto que se apropriam de termos que representam avanço social, e os usam como palavras que indicam movimentos perniciosos para o senso comum. É uma manobra, para prejudicar a compreensão das pessoas, acerca daquilo que pode trazer melhoras para a população como um todo.
É nosso dever combater as arbitrariedades e tiranias, dos que perseguem a normalidade das leis no estado democrático.
Não é de se esperar que um juiz da mais alta corte, faça comentários desairosos dessa natureza.

Por isto que, como dizia Bolívar, é preciso estar atentos pois:

“Mais custa manter o equilíbrio da liberdade do que suportar o peso da tirania.”